Abrir uma empresa vai muito alem de ter um CNPJ, abrir uma empresa para algumas pessoas significa liberdade, realização de sonhos, ser diferente, ou seja cada um tem um motivo para abrir uma empresa.
O caminho do empreendedor (a) não é fácil, pois exige alem de conhecimento em administração, persistência, habilidades de negociação, conhecimento em marketing, pois a maioria dos empresários (as) que abrem sua primeira empresa, vai atuar no operacional no estratégico, ou seja ele(a) praticamente atuar em todos os cargos da empresa.
Exemplo vamos usar um mini-mercado é comum ver o dono(a) do mini-mercado receber mercadorias, abastecer as prateleiras, estar no caixa, cortar os frios, fazer o balanço de quanto entrou e saiu, fazer compras, enviar as notas para o contador, e quando o mini-mercado termina o expediente ainda vai fazer as entregas, ou limpar o estabelecimento, e posso ainda ter esquecido de alguma tarefa que tenha de ser executada.
No exemplo acima descrito concluimos que são muitas funções que esse dono(a) desse mini-mercado executa, ai ele(a) não vai dar conta ai ira precisar de um funcionário para ajudar, e ele(a) terá uma grande duvida registrar ou não o funcionário, afinal ele(a) não consegue mais fazer tudo, não tem tempo para nada mais.
Esses são problemas e duvidas que o empresario(a) pode passar, só que com conhecimento ajuda ele(a) passar com menos dificuldades.
Algumas dicas para você que quer abrir uma empresa.
Tenha um plano de negócios.
Procure o Sebrae para lhe orientar.
Por mais caro que seja registrar um funcionário, se ele não for PJ, registre vai lhe evitar muitas dores, mesmo sendo seu melhor amigo, seu parente do coração, registre.
Procure orientação com contador para você saber aonde melhor sua empresa vai enquadrar, MEI, simples nacional, etc.
Procure ferramentas de tecnologia que auxiliam seu trabalho, exemplo um sistema de ERP.
Conheça o ramo em que deseja atuar.
Essas são algumas dicas básicas, para quem quer abrir uma empresa.